sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Educação e Tecnologias.



Escolas de todo o Brasil recebem 150 mil laptops  
Mais 300 unidades serão beneficiadas pelo projeto Um Computador por Aluno -  experiência gera impacto na educação
Luciana Alvarez (O Estado de São Paulo, 15/09/2010 - São Paulo SP)

Começam a ser entregues na próxima semana os últimos computadores do projeto-piloto Um Computador por Aluno (UCA), realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e municípios. Serão distribuídas 150 mil máquinas em 300 escolas de todo o País. Em seis municípios, 100% das escolas serão beneficiadas pelo programa. A experiência tem como base a proposta da ONG One Laptop Per Child (OLPC), que desde 2005 defende a distribuição de computadores para crianças como forma de melhorar a educação e reduzir as diferenças sociais em países pobres e em desenvolvimento.


No Brasil, desde 2007, antes de o MEC criar o programa, cinco escolas haviam conseguido parcerias para dar computadores portáteis de baixo custo a seus alunos. "Sozinha, a tecnologia não resolve problemas. Mas colocar esses equipamentos na escola induzem mudanças", afirmou Roseli Lopes, que coordenou uma das experiências iniciais no colégio paulistano Ernani Silva Bruno, durante o 3.º Encontro sobre Laptops na Educação, ontem, em São Paulo. "Nosso objetivo era que os alunos criassem curiosidade, autonomia e condição para fazer análises críticas. E eles conseguiram", disse Léa Fagundes, uma das coordenadoras da primeira experiência em Porto Alegre.
[...]

E aí. Vocês acham que o computador pode realmente melhorar a educação no Brasil? Participem desse debate...

27 comentários:

  1. Eu acho que tem um ponto que sim e um ponto que não porque muitas pessoas usam a internet para entrar em sites proibidos,e acabam aprendendo coisas erradas,colocando fotos,seus dados pessoais e etc...E eu acho que tinha que ter um limite sobre isso porque depois acaba ficando pior!!!E tem um ponto que é bom porque elas acabam tendo acesso a coisas muito importantes para a sabedoria,porque ajuda nos trabalhos escolares,em conhecimentos e etc.

    ResponderExcluir
  2. Acho que talvez possa dar incentivo e motivação para que alunos que tenham vontade de estudar.Tendo talvez mais vontade de participar, śo falta vontade dos alunos.!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o computador na escola não ajuda a melhorar a educação e sim a atrapalhá-la, porque mesmo sem computadores, os alunos, generalizando, já não são muito educados no sentido de prestar atenção. E até que o professor em questão conseguisse atrair a atenção dos alunos e dar a sua aula, ela ou ele já teria perdido muito tempo. Antigamente não se tinha o computador e criaram gênios, Por quê agora inventaram essa bobeira? Acho isso uma perda de tempo.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que sim.Como Léa Fagundes disse :" ELES CONSEGUIRAM " , então por que não iriamos conseguir ?
    E também seria uma grande evolução tecnológica nas escolas , além de poder adquirir experiência com os recursos que os computadores oferecem , ao invés de ficar escrevendo no caderno digitar ia ser bem mais fácil para certas atividades e isso ia motivar muitos os alunos a estudarem mais , a ter mais compromisso e interesse .

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que sim , mas a partir do momento que ele é usado como meio de ajudar nos estudos e não para a "diversão" , acho que todos os alunos deveriam ter sim a oportunidade de ter seu computador como forma de ajudar na escola. Mas ai vai do aluno usa-lo da forma correta.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o computador poderia ajudar e atrapalhar, pois, poucas pessoas iriam realmente prestar atençâo. Mas por outro lado, poderiam ajudar a entender sobre assuntos escolares e histórias passadas. Pablo Felipe

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião,tudo tem o lado bom e o lado ruim.O lado bom e que muitas pessoas que não tem acesso ao computador, agora vão ter,e ainda podemos fazer discussões sobre vários temas.O lado ruim é que tem pessoas que vão entrar em sites que não são apropriados pra gente.Mas eu acho que mesmo assim pode ser bom.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião seria uma ideia boa porque ia facilitar os professores e também um incentivo para os alunos virem a escola e aprender mais !

    ResponderExcluir
  9. Gustavo disse; na minha opinião eu acho que melhoraria sim a educação porque muitas pessoas não tem condições para ter um computador em sua casa. por isso acho que deve sim da computadores portatíl.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que seria bom por que seria um incentivo para os alunos vir pra escola com mais vontade de estudar.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o computador pode melhorar a educação na escola .porque vamos aprender com os professores coisas novas, e assim os aluno vai ter mais participação nas aulas.não só na aula de informática ,mas em todas as aulas só falta interesse das pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Bom seria mais um grande avanço tecnológico na educação. Já temos as televisões e os dvd's disponíveis para o consumo das escolas, um grande processo que foi conquistado. Seria mais fácil para fazer atividades variadas e provas. Mas temos um lado negativo. A atividade de escrita seria cortada muito facilmente, desse modo perderíamos o ato de escrever e seria um grande problema. E temos um outro grande problema, a saúde. Ficar muito tempo na frente do computador pode causar dor nas vistas. Enfim, apenas tendo a experiência de consumo do produto que podemos afirmar os verdadeiros pontos negativos e positivos, decidindo assim, se vamos usar os laptops ou não.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião,se os computadores fossem usados para as coisas boas poderia sim, ajudar na educação pois ele serviria para ajudar no desenvolvimento de nós alunos ele ajudaria em muitas coisas.Ajudaria também alunos que não tem acesso a computadores em casa,mas eu acho que os computadores se desenvolvidos bem deveriam se pessoal para cada aluno,para levar para sua casa.

    ResponderExcluir
  14. Acho que sim, hoje em dia ter um conhecimento basico da computaçao é fudamental, pra melhor emprego melhor inclusao social ajuda bastante nos estudos.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que seria uma otima ideia , porque os alunos vao ter mais acesso a iternet e vao interessar mais nos estudo !

    ResponderExcluir
  16. Sim, não posso afirmar que só porque os alunos ganharam laptops eles vão estudar. Mas ainda assim tem aqueles que que estão dispostos a estudar e concerteza um laptop ajudaria muito a ter acesso com muito facilidade a muitas informações. Acredito que seria muito bom ter Laptop nas escolas e espero que em breve tenha.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Isabelle e a minha opinião e que se todos os alunos tivessem o seu próprio computador seria melhor para o desenvolvimento tecnológico, acho que não tem lado negativo em ter computador para cada aluno.

    ResponderExcluir
  18. EU acho que se o estados e municípios distribuírem computadores para as escolas, de um lado vai ser ruim porque muitos alunos vão só mexer nos computadores. Por outro lado vai facilitar aprendizagem para os alunos melhor

    ResponderExcluir
  19. O computador,poderia facilitar muito as aulas para fazermos as nossas pesquisas em sala sem precisarmos de ir há sala de informática etc...
    Mas, por outro lado o computador também poderia causar distração nas aulas.

    ResponderExcluir
  20. bom eu acho que seria uma boa forma de levar as pessoas mais pobres a tecnologia,isso pode ajudar também varias pessoas a fazer trabalhos escolares.Mais pode também prejudicar as escritas de varias pessoas e pode tira a vontade de varias pessoas a escrever

    ResponderExcluir
  21. eu bruno alves acho pode ser bom e ruim,porque pessoas que não tem computador pode entrar aqui na
    escola, e o lado ruim e que algumas pessoas não postam no comentário
    nos temas que o professor coloca.

    ResponderExcluir
  22. bruno disse- eu acho que os computadores para cada aluno pode funcionar e pode ajudar a fazer os exercicios só no computador
    e fazer trabalho para apresentar os trabalhos.

    ResponderExcluir
  23. eu não tenho computador em casa então acho bom ter um computador na escola a onde eu possa fazer os exercícios de historia e de vez em quando de outras matérias

    ResponderExcluir
  24. na minha opinião hoje todos devem ter um conhecimento em computação porque e fundamental ao aceso da internet para fazer pesquisas trabalhos poque agente desenvolve mais sedo.Mas também pode fazer mal não pode ficar muito tempo em frente o computador porque se não prejudica as vista e isso.

    ResponderExcluir
  25. na minha opinião vai ser bom porque vai ajudar muito em trabalhos e muita gente vai fazer os trabalhos mas também tem que te limite não te acesso a site proibido etc......

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que sim , porque o computador ajuda muito em trabalhos , pesquisas , para casas , etc.

    ResponderExcluir
  27. eu achei que essa ideia de dar um computador para cada aluno pode ajudar ele na escola.

    ResponderExcluir